segunda-feira, setembro 11, 2006

 

O caminho para o 11 de Setembro

A RTP1 começou ontem a transmitir o docudrama que dá título ao post, supostamente baseado no relatório da comissão do 11 de Setembro, na realidade uma ficção dramática que só pode ser entendida se nos lembrarmos que em Novembro há eleições para o Congresso norte-americano e que todas as previsões apontam uma derrota estrondosa para o partido teocrata republicano. E se soubermos que a ABC concordou em interromper a transmisão de hoje da 2ª parte da minisérie para um discurso de G.W. Bush...

Assim, a versão original do docudrama, escrita pelo conservador Cyrus Nowrasteh, depositava toda a culpa do 11 de Setembro em Bill Clinton. A versão original foi visionada dia 23 de Agosto no National Press Club em Washington e desde então tem agitado os media norte-americanos.

Dois membros da comissão do 11 de Setembro, Richard Ben-Veniste e Jamie S. Gorelick, criticaram veementemente a minisérie. Segundo o primeiro:

«Existem desvios significativos em relação ao nosso relatório. Eu perguntei porquê a ABC ficcionou acontecimentos que nós descrevemos com imenso cuidado. Não recebemos respostas satisfatórias» .

Também Richard Clarke, o perito em contra-terrorismo de Bush pai, Clinton e G.W.Bush afirma existirem cenas completamente inventadas no filme, nomeadamente no que respeita à actuação da administração Clinton.

Em resumo, se virem hoje a segunda parte do documentário não esqueçam que é uma ficção dramática cujo objectivo é propaganda política para a teocracia de G.W. Bush, em sérios riscos de perder a maioria no Congresso nas eleições de 7 de Novembro, e cuja semelhança com a realidade é mera coincidência.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?